1 – SEQUESTRO DE DADOS
Esta é a maior e mais preocupante ameaça da atualidade, um funcionário recebe um e-mail que o ilude, efetua o download de um programa infectado em que cede o controle a hackers, que sem demora compactam e criptografam todos os dados existentes na máquina e no servidor, impossibilitando totalmente o uso dos mesmos.
O hacker envia um e-mail à vítima afim de solicitar um valor de resgate dos dados, o que não é recomendável. Esta situação já ocorreu com dois cartórios de nossa região.
2 – FRAGILIDADE DAS MIDIAS DIGITAIS
Em sua maioria, as serventias realizam o Backup e o armazenam em Pendrive ou HD externo, esta é uma solução prática, porém, possui grandes riscos. Basta uma queda ou algumas gotas d’água, para que o dispositivo pare de funcionar, pode ocorrer ainda, um defeito no dispositivo ocorrendo a não gravação dos dados, gerando surpresas desagradáveis caso haja necessidade de restauração destes.
3 – ROUBO OU FURTO
Sobre a segurança pública estar deficiente, não é mais novidade, muitas vezes as serventias extrajudiciais acabam tornando-se alvo de bandidos, tendo como objetivo o roubo dos equipamentos, máquinas, HDs e periféricos nela situados.
4 – INCÊNDIO
Por se fazer necessário uso de diversos equipamentos tecnológicos no dia a dia, com seu uso contínuo, os mesmos podem superaquecer, podendo gerar uma queima na máquina ou no servidor. Por estes fatores, o incêndio também pode tornar-se uma ameaça real.
5 – ENCHENTE
Devido a localização geográfica, é fato que o estado de Santa Catarina sofre por reincidentes catástrofes naturais, desde uma enxurrada até uma grande enchente, infelizmente nunca estamos 100% preparados para prevenir as perdas.
Fonte: Officer Sorf