Cartórios de Goiás iniciam migração de dados e transmissão de certidões via CRC Nacional

Os cartórios de Registro Civil do Estado de Goiás já estão habilitados a realizar seu cadastro na Central Nacional do Registro Civil (CRC Nacional) e iniciar a transmissão de dados para o sistema. A Central, operada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) por delegação da Arpen-Brasil, proporciona a interligação das serventias por via eletrônica, possibilitando o envio de comunicações e certidões eletrônicas, além da inserção da base de dados de registros na base nacional.

Rodrigo Barbosa Oliveira e Silva, Oficial do Registro Civil de Aparecida de Goiânia, está participando ativamente da integração de Goiás ao sistema nacional. Segundo o registrador, que coordena os contatos com os demais Oficiais, está divulgando a novidade e pedindo a todos que se cadastrem na CRC Nacional. Segundo Rodrigo, “aproximadamente 10% das serventias goianas já se cadastraram, sendo elas de regiões grandes como a Capital, o que corresponde a dizer que de 20 a 30% da população já está sendo atendida pelo sistema eletrônico”, destacou.
O Oficial ressalta que “muitos colegas desconhecem as vantagens da CRC Nacional como a economia no envio de comunicações, pois aqui em Goiás ainda mandamos tudo via Correios”. O Oficial de Aparecida de Goiânia também cita uma recomendação feita pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás para que os registradores se cadastrem na CRC Nacional. Assim cessaria o uso dos malotes digitais, pois os magistrados poderiam consultar diretamente no sistema, por meio do módulo CRC Jud.
Para saber quais serventias de Goiás já estão cadastradas no sistema, você pode acessar o site da Arpen-SP, clicar na aba “Cartórios Interligados” e escolher o Estado de Goiás.

Fonte: Arpen Brasil